Culinária mexicana garante à Nacho Loco faturamento de R$ 10 milhões em 2017

Culinária Tex Mex vira febre e entra na rotina do brasileiro em versão congelada
27 de junho de 2017

Presente em mais de 1000 PDVs, empresa de origem familiar conquista o paladar dos brasileiros.

Quem passa pelos corredores do Extra, Carrefour, Pão de Açúcar, entre outros, provavelmente já se deparou com delícias do México como tacos, quesadillas e burritos congelados. Essas iguarias, que já caíram no gosto dos brasileiros, levam a assinatura do casal Sérgio Freitas e Filomena Reis, criadores da Nacho Loco. A empresa nasceu em uma festa de família, quando, ao reunir amigos e parentes para celebrar aniversários, os sócios preparavam e serviam comida mexicana.

Ao deixarem seus empregos na cidade de Manaus, o casal viu nas comemorações, que agradavam a todos, uma oportunidade de empreender um novo negócio. Decidiram então abrir um buffet de festas temáticas, na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo, onde voltaram a residir após dois anos de permanência na capital do Amazonas.

Em 2008, em uma festa beneficente, a empresa se lançou no mercado e passou a fazer festas particulares, principalmente na capital paulista. Com investimento inicial de R$ 35 mil para compra de materiais, o tema recorrente das festas continuou sendo o mexicano, que deu origem ao nome “Nacho Loco”.

Devido ao sucesso da culinária e atendimento, no ano de 2011 a Nacho Loco conquistou grandes clientes corporativos, como a Red Bull e as construtoras Brookfield e Cyrella. Surgiu, então, a necessidade de uma cozinha industrial para acompanhar a grande demanda de pedidos.

Com o passar do tempo e a chegada da crise no setor imobiliário, o mercado de eventos corporativos sofreu uma retração importante, obrigando a empresa a se reformular. Em 2014, João Freitas, filho mais novo do casal, decidiu utilizar a experiência dos pais como tema de seu TCC em Marketing, na USP. Ele então propôs à família um novo segmento de negócio: vender os produtos do Buffet Nacho Loco na versão congelada.

“Vendíamos nossos produtos em caixinhas de isopor em mercados e empórios de Vinhedo e São Paulo, chegando a faturar R$ 20 mil ao mês”, conta João. “Em meados de 2015, quando me tornei oficialmente sócio da empresa, começamos o novo modelo de vendas e gestão, em que os principais objetivos eram atualizar as embalagens para melhor aceitação do mercado e abertura de novos pontos de venda”, explica o empreendedor de 28 anos.

Com o lançamento das novas embalagens em Outubro de 2015, rapidamente a família viu o negócio crescer, e, no mesmo ano, o faturamento da empresa no setor de congelados saltou para R$ 400 mil.

Essa reestruturação permitiu a Nacho Loco marcar presença em fortes redes de varejo que abrangem todo território brasileiro, atingindo mais de 10 estados. Clientes referência em qualidade e diferenciação como Zaffari, Prezunic, Zona Sul, Angeloni, Muffato, St Marche, Supernosso, Hortifruti, entre outros estão no portfólio da Nacho Loco.

A Nacho Loco hoje tem uma linha com sete sabores de Burritos: Carne com Queijo, Frango com Requeijão, Queijo com Brócolis na Manteiga, Costelinha Barbecue, Banana com Creme de Avelã, Maçã e Doce de Leite; três de Quesadillas: Burguer, Carne com Cheddar e Cebola Caramelizada e Frango com Barbecue; e dois de Mini Tacos: Carne e Frango.

Com o falecimento do pai, João assumiu o comando da empresa, focando-a exclusivamente nos produtos congelados. Hoje está presente em mais de 1000 PDVs, incluindo os maiores varejistas do país, como Carrefour, Extra, Pão de Açúcar e Cencosud. “Nosso faturamento acumulado dos últimos 12 meses é de R$ 7,5 milhões e nossa expectativa para 2017 é de R$ 10 milhões. Para os próximos quatro anos, o plano é bater a meta da R$ 50 milhões”, afirma.

 

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